Sines
13 de Março 2016 10h

Mãos à Obra em Sines: O Projecto Coastwatch e a Monitorização Voluntária do Litoral

COLABORAÇÃO: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha); GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente

APOIO: Câmara Municipal de Sines

“Produzem-se anualmente centenas de milhões de toneladas de resíduos, muitos deles não biodegradáveis […]. A Terra, nossa casa, parece transformar-se cada vez mais num imenso depósito de lixo.” (Laudato Si’, 21)

Coastwatch é um projecto inovador, de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, a título individual ou em grupo. O seu grande objectivo prende-se com a caracterização, ao longo do litoral, de fenómenos-chave, relacionados com os seguintes aspectos: salvaguarda da biodiversidade; zonamento costeiro (zona entre marés, zona supratidal e zona interior contígua); erosão costeira; resíduos; contaminação; e pressões antrópicas.

Em Portugal, este programa encontra-se activo há 26 anos e é coordenado pelo GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente. O Festival Terras sem Sombra associa-se à iniciativa com a realização de várias unidades de monitorização na orla costeira de Sines. Paralelamente, será recolhido o lixo marinho encontrado ao longo dos percursos litorais.